IFMT Pontes e Lacerda e prefeitura de Vila Bela promovem aula inaugural do Projeto Teresa de Benguela

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 28 de Maio de 2024 às 16:03

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste e a prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade promoveram, nesta segunda-feira (27), a aula inaugural do Projeto Teresa de Benguela, na Câmara de Vila Bela.

O projeto objetiva a qualificação profissional de mulheres em vulnerabilidade social, a fim de possibilitar melhores condições de vida, por meio da inserção no mercado de trabalho, seja de forma autônoma, em empresas ou em residências onde sejam necessários os serviços demandados, bem como atender a necessidade de mão de obra qualificada dos arranjos produtivos locais. Em Vila Bela, são oferecidos os cursos  de Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino e Panificação Básica.

Elaine Senes Alves Ferreira, coordenadora local do projeto no Campus Pontes e Lacerda, destacou o início das atividades. “Este projeto homenageia Teresa de Benguela, um símbolo de resistência e liderança, refletindo nossos objetivos de promover a autonomia social e a inserção feminina no mundo do trabalho. Através deste programa, queremos capacitar e empoderar mulheres, oferecendo as ferramentas e oportunidades necessárias para alcançar a independência econômica e a plena participação na sociedade. Agradecemos a todos que tornaram este projeto possível e contamos com a colaboração de cada um de vocês para transformar esta iniciativa em um sucesso duradouro. Juntos, vamos construir um futuro mais justo e igualitário”.

Também compuseram a mesa de abertura do projeto, representando o Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Júlio Cesar dos Santos;  Vanderluce Moreira Machado Oliveira, diretora Geral do IFMT Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste; o prefeito de Vila Bela, Jacob Andre Bringsken; Laura Caroline Aoyama de Barro, coordenadora geral do Projeto “Teresa de Benguela”; Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFMT Epaminondas de Matos Magalhães; Hilda Regina Pereira Menezes Olea, Diretora de Relações Interinstitucionais e Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão; a Secretária de Assistência Social  de Vila Bela, Gislaine Ramos da Silva Vieira; e representando o  Presidente da Câmara, vereador Edclay Lopes Coelho.