IFMT-Pontes e Lacerda oferece 30 bolsas de iniciação à docência aos alunos da instituição

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 27 de Junho de 2018 às 10:25

O Instituto Federal de Mato Grosso divulgou o Edital n.º057/2018-PROEN (em anexo) visando a seleção de estudantes dos cursos de licenciatura do IFMT, para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID (Capes/IFMT). No Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste são oferecidas 30 vagas para o cadastro de reserva, no curso de Licenciatura em Física. Os interessados devem se inscrever na coordenação do curso no Campus, até 3 de julho, das 14h às 17h e das 18h às 22h, munidos dos documentos exigidos no item 2.1 do Edital. O resultado final será divulgado dia 10 de julho. O Programa poderá ter duração de até 18 meses e o valor mensal individual da bolsa é de R$ 400.

Além de atender os critérios de seleção para ser aprovado, que são descritos no Edital, o estudante terá atribuições relacionadas as atividades definidas no projeto. Entre elas, se dedicar no mínimo 32 horas mensais as atividades do Programa, sem prejuízo das ações discentes regulares; executar projetos e plano de atividades aprovado para o subprojeto da área; apresentar formalmente resultados parciais e finais do trabalho em eventos científicos e revistas idexadas, entre outros.

O PIBID é um programa do Ministério da Educação, por intermédio da Diretoria de Formação dos Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Capes. Entre os objetivos, conforme o Edital, estão o de incentivar a formação de docentes em nível superior da educação básica; contribuir para valorização do magistério; elevar a qualidade de formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.