Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste tiraram dúvidas quanto às Infeccções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), em palestra proferida pela biomédica Kátia Tichota, coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Fapan, na quarta-feira (8), no auditório do Instituto. A ação fez parte do projeto de extensão Sexualidade IFMT que trata da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), com foco em saúde e sexualidade na adolescência.
A biomédica destacou que para muitos jovens ainda é tabu falar sobre o assunto com a família. “Foi abordado um tema bem geral sobre as IST´s, as Infeccções Sexualmente Transmissíveis para os alunos terem mais noção e tirarem dúvidas. A vida sexual dos jovens tem começado cada vez mais cedo e para muitos, ainda é um tabu tratar sobre o assunto com os pais ou professores. Muitos têm dúvidas e não tendo elas sanadas, acabam não se protegendo, fazendo de maneira errada. Apesar de serem bombardeados com informações na atualidade, de um modo geral, para alguns ainda falta informação sobre esse assunto. Aprendendo, eles podem ajudar algum amigo tirando dúvida, podem repassar o que aprenderam”, afirmou.
Coordenadora do Projeto no IFMT, a professora Francineli Cezarina Lara ressaltou a necessidade de discussão diante das dúvidas dos estudantes. “Então resolvemos montar o projeto sobre Sexualidade no intuito de interagir e ajudar os alunos a entender sobre sexualidade, que por sua vez precoce, e alertar para a necessidade da prevenção”.
Diretor de Ensino do Campus, o professor doutor Adriel Martins Lima destacou os trabalhos desenvolvidos. “É um projeto que chama atenção e vem sendo desenvolvido desde início do ano, com discussões em sala de aula e para finalizar nada melhor do que os profissionais da área, que tem o conhecimento técnico, para tirar todas as dúvidas dos alunos e até mesmo dos próprios servidores. São dúvidas que muitas vezes os adolescentes têm, mas podem ficar com vergonha de perguntar aos pais”, finalizou.