IFMT-Pontes e Lacerda: projeto Cinéfolos relaciona cinema e discussões filosóficas

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 27 de Junho de 2018 às 12:05

Um bom filme, questionamentos e o debate está formado. No projeto Cinéfolos: um olhar filosófico sobre o cinema e a sociedade, desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, temas filosóficos são relacionados ao cinema e produções audiovisuais e se tornam discussões de assuntos atuais, com objetivo à reflexão. O desenvolvimento do projeto envolve professores e alunos do Campus e abrange também estudantes de escolas públicas.

Professor de Filosofia envolvido no projeto, Evandro Santos Duarte destacou as ações. “ O Projeto busca discutir temas de Filosofia relacionados a cinema, produções audiovisuais. O primeiro tema que os alunos da instituição escolheram trabalhar foi sobre o bullying, preconceito e suicídio. O projeto parte de um filme, uma série, para essa discussão”, explicou. Ele reforçou que o público-alvo são alunos escolas municipais, principalmente os do 9º ano, “pela questão até da maturidade para propor essa discussão”.

Na relação das escolas visadas no projeto, já estão a Escola Municipal Alcides Franco da Rocha e também Escola Municipal Sanária Silvéria de Souza. As ações acontecem num intervalo de 15 dias.“A intenção é que o projeto seja permanente, vamos sempre reavaliar a possibilidade de ações. Até final do ano temos a perspectiva de continuar. Nele, além dos temas, trabalhamos com a questão da oralidade dos alunos, da parte inscrita também. Temos percebido que há assuntos muito presente na vida deles, que estão no momento da adolescência, de questionamento, valores que aprenderam. Eles têm sido receptíveis”, afirmou Evandro.

Conforme o professor, todas as atividades do projeto são articuladas por alunos do IFMT, dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, de Informática e Controle Ambiental. A equipe vai até a escola beneficiada ou os alunos são conduzidos até o Campus do IF, onde também presenciam experiências nos laboratórios e conhecem a estrutura.