IFMT-Pontes e Lacerda: projeto 'IF Tô Na Ativa' estimula prática de atividades físicas

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 10 de Março de 2020 às 14:43

O projeto IF Tô na Ativa foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (10), Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo, na quadra poliesportiva do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste. Voltado as alunos e servidores da unidade, o objetivo é estimular a prática de atividade física regular e adoção de estilo de vida mais saudável.

Coordenadora do projeto, a professora doutora Aline Dutton explicou as ações que serão desenvolvidas ao longo do semestre, em parceria com duas turmas do Ensino Médio, divididas em comissões. "Serão empregadas ações e intervenções com a comunidade escolar do Campus Pontes e Lacerda, por meio de debates teóricos sobre temas como atividade física, hábitos alimentares, qualidade de vida, sedentarismo. Vamos trabalhar junto com os alunos a conscientização sobre a importância de se adotar um estilo de vida mais ativo e saudável para nossa sociedade".

Entre as atividades, está o lançamento de desafios por meio das redes sociais. O perfil @iftonaativa já foi lançado no Instagram. "Os desafios serão semanais através da #iftonaativa e #fronteiraeestecontraosedentarismo, para que através de uma atividade integrativa, dinâmica e lúdica, as atividades físicas façam parte do cotidiano, tantos dos estudantes como os servidores. A intenção é movimentar o Campus".

Aline reforçou como nasceu a iniciativa. "As aulas de Educação Física ocorrem uma vez por semana, com cada turma. Durante elas, nós professores, observamos que muitos alunos têm limitações em relação às aptidões físicas. Quando questionamos eles, discutimos essas temáticas durante as aulas, e evidenciamos que muitos se declaram e acreditam que sejam sedentários porque não praticam nenhuma atividade física sistematizada e fora isso as atividades do cotidiano são bem limitadas", concluiu.

O projeto será encerrado em junho com a realização de um passeio ciclístico.