O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda- Fronteira Oeste celebra 12 anos neste sábado (24), com as aulas e a programação alusiva suspensas, em prevenção a COVID-19. Mas os trabalhos não pararam, as aula seguem de forma remota e a instituição também mantém-se cumprindo seu papel social neste cenário de pandemia.
Desde início da pandemia, o Campus produziu e entregou mais de 6 mil litros de álcool 70% a Secretariais Municipais de Saúde de Pontes e região, hospitais e Forças de Segurança, além de máscaras ‘faceshield’, em parceria com o Ministério Público do Estado, Conseg local e também Edital interno da Reitoria do IFMT.
O Campus também tem implementado ações de incentivo a permanência voltadas aos estudantes, em situação de vulnerabilidade, a exemplo dos Editais de auxílio alimentação, internet e também cessão de equipamentos digitais.
Também tem sido desenvolvido o projeto "IF Tô Na Ativa", que têm estimulado a prática de atividade física em casa no período de isolamento social ocasionado pelo Coronavírus.
O Campus-Com a missão de Educar para a Vida e para o Trabalho, o Campus Oeste surgiu em meados de 2008, como Unidade Descentralizada (UNED) do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT). Ao final do mesmo ano, através da Lei nº 11.892, foi instituída a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que transformou a Unidade Descentralizada em Campus. As efetivas atividades tiveram início no dia 13 de outubro de 2008. Já a inauguração oficial foi dia 24 de abril de 2009.
A área total do Campus é de 50.477 metros quadrados, sendo 2.618 metros quadrados de área construída. Com o apoio de 57 professores, 39 técnicos administrativos, além de estagiários e funcionários terceirizados, oferta cursos gratuitos em diversas modalidades. No Ensino Médio Integrado são oferece Controle Ambiental, Informática e Administração; no Ensino Médio Subsequente: Química, Eletrotécnica, Administração; na Educação de Jovens e Adultos: Comércio; no Ensino Superior: Redes de Computadores, Administração, Licenciatura em Física e Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial; na Especialização: Estudos Linguísticos e Literários; além de Ensino a Distância. Mais de 1,2 mil alunos são atendidos.
Algumas parcerias foram estabelecidas ao longo dos anos, com destaque para os Acordos de Cooperação Técnica com as Prefeituras Municipais de Jauru, Araputanga e Vila Bela da Santíssima Trindade para oferta de Cursos Técnicos (Eletrotécnica, Administração e Química).