Novembro Azul: IFMT-Pontes e Lacerda adere à campanha contra o câncer de próstata

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 13 de Novembro de 2017 às 09:32

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste aderiu à campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Durante o mês, são intensificadas as atividades relacionadas, dentro do Campus. Servidores têm usado laços simbólicos para reforçar o movimento.

Responsável no Campus pelas atividades de Promoção a Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores no setor de Gestão de Pessoas, a servidora Rosicleia Moreira Santos destacou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). “E cuidar da saúde não se trata de procurar um médico apenas quando estamos com algum sintoma incomum, ou com alguma doença. É preciso olhar para o corpo como um todo, e cuidar do físico e da mente, da qualidade de vida, do lazer e das relações pessoais. Cuidar é buscar o serviço de saúde para orientação e informação sobre prevenção e também tratamento".

O Governo Federal criou portais visando orientações, como o https://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/51935-novembro-azul-oportuniza-discussao-sobre-saude-integral-do-homem.

Segundo o Portal da Urologia, o câncer de próstata é muito comum. Depois do câncer de pele, ele é o tumor maligno mais comum nos homens, representando cerca de 10% de todos os cânceres diagnosticados. Estima-se que um em cada seis homens vai desenvolver o câncer de próstata durante sua vida.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se em 2016 o surgimento de 61.200 novos casos, ou seja, 62 casos para cada 100.000 brasileiros. Apesar da incidência crescente, observa-se um declínio das taxas de mortalidade, que caíram cerca de 40% nos últimos 15 anos nos países mais desenvolvidos. Essa redução se deve principalmente ao diagnóstico precoce (através do toque retal e do exame de sangue Antígeno Prostático Específico ou PSA) e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento.

OUTUBRO ROSA- No mês passado, o Campus também aderiu à campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar as mulheres quanto ao câncer de mama. Servidores também usaram fitas simbólicas e ações relacionadas foram implementadas. O Governo também desenvolveu um portal de orientação: https://www.inca.gov.br/outubro-rosa/cancer-mama.asp.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer para o Brasil, em 2016, eram esperados 57.960 novos casos de câncer de mama. Sendo o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no país, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.

Conforme Rosicleia, “tanto a Campanha do  Outubro Rosa quanto do Novembro Azul  têm como objetivo sensibilizar a sociedade  para conscientização a respeito de doenças masculina e femininas com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de próstata.   Precisamos estar atentos à nossa saúde sempre e não só quando estamos com algum sintoma incomum, ou com alguma doença. É preciso cuidar do físico, da mente, das relações pessoais, da nossa qualidade de vida", finalizou.