Parceria internacional do IFMT Pontes e Lacerda é destaque na revista Brazilian Journal of Development

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 26 de Agosto de 2021 às 10:36

O artigo científico intitulado “A prática da extensão: estudo de caso da gestão educativa no curso Bacharel em Administração – parceria entre a Instituição Internacional Tecnológica da Antioquia – Colômbia e o IFMT - Pontes e Lacerda Fronteira Oeste” foi publicado na revista “Brazilian Journal of Development” (Vol. 7, N.º 8, 2021). De autoria dos professores Clariana Ribeiro Nogueira e Miguel Eugenio Minuzzi  Vilanova, além das técnicas administrativas em educação, Danielle dos Santos Holanda Rosa e Jezisbel dos Santos Souza, o projeto versa sobre um curso criado e estruturado em conversas, conteúdos e atividades integrativas, na modalidade EaD, com trabalhos síncronos e assíncronos, com os estudantes.

Clariana ressaltou que o resultado científico faz parte de um esforço coletivo obtido pela Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT em parceria com o Campus Pontes e Lacerda.  “Fico muito satisfeita que este acordo traçado entre o Tecnológico de Antioquia e o IFMT tenha rendido frutos para além dos previstos. Acrescento também a importância da continuidade do projeto, conforme já estipulado e solicitado também pelos alunos envolvidos.  Gratidão à nossa equipe que não mediu esforços para que essas atividades com a interação de cerca de 60 alunos (tanto brasileiros quanto colombianos) fossem realizadas”.

A professora ainda relatou a experiência. “Pudemos trabalhar com debates, análises de texto/noticias, /artigos, e de dados, resolução de problemas e estudos de caso, elaboração de entrevistas, realização de questionários, pesquisas em fontes de dados, elaboração de apresentação de trabalhos em equipes. O mais interessante foi poder a experiência cultural compartilhada e o aprendizado de diferentes realidades com perspectivas de dois países distintos”.

SOBRE A REVISTA: A Revista Brazilian Journal of Development (BJD)  surgiu com a percepção de alguns professores brasileiros de que o tema do desenvolvimento carece de meios de divulgação de pesquisas científicas. É uma publicação mensal, cujo objetivo é disseminar conhecimentos na área de desenvolvimento, através da publicação de artigos científicos que apresentam contribuições originais, tanto empíricas quanto teóricas. A cobertura temática do BJD, considerando sua essência, abrange todas as áreas de conhecimento descritas pelo CNPq, desde que a pesquisa apresente uma contribuição para o desenvolvimento.