Dividida em 13 sessões, a Política de Comunicação do IFMT é um conjunto de diretrizes, posturas, ações, estratégias e produtos de comunicação que objetivam orientar e promover, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento do Instituto com os seus diversos públicos.
Reuniões dialogadas realizadas entre abril e julho de 2022 possibilitaram um processo de construção coletiva por uma Comissão formada por 26 servidores entre comunicadores, representantes das Pró-reitorias e Diretorias Sistêmicas. O processo contou com a Assessoria do professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), jornalista Wilson da Costa Bueno.
"A política se faz acompanhada de um plano de implementação que explicita um número de ações a serem desencadeadas. Agora temos o desafio não menos importante do processo de construção de uma política de comunicação que não termina com a produção de um documento, mas requer grande esforço para torná-lo realidade. É fundamental que todos e todas se comprometam com sua aplicação e estejam dispostos a cumprir suas diretrizes. O documento deve ser do conhecimento dos públicos internos e para isso é preciso engajamento para sua divulgação e uso efetivo".
Presidente da Comissão de elaboração da Política de Comunicação, a diretora do Departamento de Comunicação (Decom), Natália Pavanelli apresentou, de forma sintética, o conteúdo do documento durante o lançamento ocorrido virtualmente na manhã desta terça-feira (28) com a participação do reitor Julio César dos Santos, do diretor executivo, Cristovam Albano, do professor Wilson Bueno, comunicadores e servidores.
A comunicação com os públicos estratégicos e os canais de relacionamento
“Aborda a comunicação pública, estratégica e integrada; a comunicação interna e externa, o que é e qual a importância de cada uma delas; quais os canais de relacionamento do IFMT; e a importância de sempre avaliar esses canais pensando nos diversos públicos que a instituição atende.”
Os públicos estratégicos
“Direcionado aos públicos estratégicos, aqui são apresentados o conceito e a importância de cada público; quais são os públicos internos e externos, é uma diversidade muito grande de públicos, não só docentes, discentes, técnicos administrativos mas a comunidade do IFMT envolve muitas outras pessoas, o Estado, as agências de fomento, são públicos para os quais o instituto federal relaciona nas suas diversas ações e a importância da gestão do relacionamento com esses públicos, a cada público é necessário pensar estratégias específicas.”
A atuação do IFMT nas Mídias Sociais
“Traz a importância das redes sociais como canal estratégico para interação com os nossos públicos, a importância de um planejamento e gestão desses canais, de cuidar para que a comunicação não seja fragmentada. É preciso olhar com cuidado as ações para zelar pelo uso da marca institucional, o uso das mídias sociais na comunicação interna, cuidado também com as estratégias usadas para não confundir os públicos, com os canais devidos para cada um deles e a auditoria de presença e imagem nas mídias sociais, a importância de observar como estamos nos posicionando e como queremos ser reconhecidos nessas mídias sociais”.
A comunicação das campanhas de ingresso
“Traz a comunicação das campanhas de ingresso, a importância dos processos seletivos; o engajamento dos públicos estratégicos neste processo; a participação das instâncias de comunicação durante as campanhas de ingresso; a seleção para a pós-graduação; e a avaliação constante das campanhas de ingresso, acompanhar a efetividade das estratégias, se alcançou o objetivo, como alcançou, se está relacionado diretamente com os objetivos institucionais.”
O planejamento e a realização de eventos institucionais
“Os eventos são abordados como canal de relacionamento; a importância de ter planejamento, calendário de eventos; os cuidados e importância do cerimonial e protocolo; como lidar e organizar os eventos on-line; a participação da estrutura profissionalizada durante todo o processo e realização dos eventos institucionais; o comunicador precisa participar de todo o planejamento inicial não só como uma ferramenta operacional; a integridade da marca institucional precisa ser preservada nos eventos; a acessibilidade precisa ser pensada e a avaliação para levantamento de pontos positivos e melhorias.”
O relacionamento com a Mídia
“A mídia, transparência de interesse público; a otimização do relacionamento com a mídia; A importância do planejamento; A mediação da estrutura profissionalizada, sempre estar em contato com a mídia; A capacitação das fonte é importante para que os nossos gestores, professores e estudantes sejam preparados para ao conceder uma entrevista serem multiplicadores da instituição compartilhando com a sociedade, ações sugeridas para incrementar o estreitamento do relacionamento com a mídia; e a avaliação do mesmo.
A divulgação das atividades de Ensino
“A comunicação da educação transformadora; A comunicação do ensino; e o acompanhamento de egressos para mostrar para a sociedade o papel transformador do instituto federal.”
A divulgação das pesquisas e dos projetos de inovação
“Esse tópico apresenta a pesquisa e a inovação no IFMT; a comunidade científica e a divulgação científica, a importância de trabalhar a comunicação nesses temas; a educomunicação e a divulgação científica como diferenciais”.
A Gestão da Comunicação em situações de crise
“Crises institucionais e prevenção; a comunicação em momentos de crise; o monitoramento e a avaliação das crises, a equipe profissionalizada preparada para trabalhar esses temas junto com a gestão”.
A comunicação da Extensão
“A extensão como processo transformador; a curricularização da extensão; a comunicação da extensão; Incubadoras de empresa no caso do IFMT a Ativa; e as publicações da extensão.”
Comunicação da diversidade, acessibilidade e inclusão
“São trabalhadas as políticas afirmativas; a comunicação plural, inclusiva e não violenta; a comunicação acessível; a comunicação não sexista, que inclusive é um diferencial no nosso documento, também pensado em trabalhar as questões de gênero.”
Gestão da Comunicação
“A importância estratégica da comunicação; a gestão da comunicação profissional do IFMT; a comunicação em rede e a capacitação constante dos comunicadores a fim de atuar de forma integrada.”
Gestão da Marca
“A importância de trabalhar a força e o valor da marca em todas as ações e produtos; o cuidado para que não haja fragmentação, nossa marca precisa ter guardiões em seu uso interno e externo.”