O pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso, Carlos Câmara, participou, na última sexta-feira (11), da Reunião Técnica do Novo Ensino Médio, promovida pela Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). A reunião aconteceu no auditório Anísio Teixeira do CNE, em Brasília (DF) e contou com a participação de diversas instituições representativas da Educação Profissional e do Ensino Médio de todo o país.
Representando o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica) estavam o pró-reitor Carlos Câmara, do IFMT e o professor Ricardo Cardozo, pró-reitor do IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais). Eles apresentaram a experiência exitosa da educação em Rede no Brasil.
“O nosso papel foi defender o êxito da oferta do ensino técnico integrado, como uma forma centenária de educação profissional. Levamos a nossa experiência de atuação dos IFs em Rede e os índices de qualidade alcançados em relação à educação pública brasileira”, destacou Câmara. E explicou que essa modelagem veio a partir de 2012, com a Resolução 06 do CNE, que trata sobre o ensino profissional e dá providências em relação à oferta do ensino profissional e tecnológico na forma integrada.
O pró-reitor lembrou que o convite para representar o Conif se deu pelo trabalho da Câmara Temática de Ensino, coordenada pela professora Maria Leopoldina Veras Camelo, da qual também faz parte o reitor Willian Silva de Paula.
“Os dois fizeram a interlocução com o Conselho Nacional em Brasília, e graças a esse contato uma porta se abriu para entender o que é educação profissional e tecnológica e o Ensino Médio Integrado, que é o nosso carro-chefe e a nossa referência de educação para a Rede”.