Programa Dom Pedro Casaldáliga: IFMT Pontes e Lacerda inicia curso em Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 4 de Dezembro de 2023 às 11:09

O curso capacitará 30 mulheres, que aprenderão a técnica de pintura com o uso da aquarela

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste promoveu, neste final de semana, a aula inaugural do curso "Entre a natureza, tintas e encantos: capacitação técnica de mulheres Quilombolas e Chiquitanas para pintura em aquarela", em Vila Bela da Santíssima Trindade.

O projeto de extensão foi aprovado pelo Edital 80/2023 do Programa Dom Pedro Casaldáliga. A iniciativa, de Formação Inicial e Continuada (FIC), visa contribuir com o empoderamento feminino vilabelense e fortalecimento dos povos tradicionais.

O curso conta com uma equipe do IFMT entre docentes e técnicos, além de colaboradores externos.

O projeto é composto de disciplinas específicas, que irão desde o despertar cultural, meio ambiente, história, produção de materiais para pintura, as técnicas de pintura e conhecimentos de empreendedorismo, de forma que as mulheres participantes possam utilizar os aprendizados como uma futura fonte de renda e valorização da cultura local.

“O curso irá capacitar 30 mulheres, que aprenderão a técnica de pintura com o uso da aquarela, de forma a poderem retratar suas vivências, cultura, natureza e outros temas pertinentes que possam maximizar as riquezas sócio-cultural-ambiental dos povos tradicionais de Vila Bela da Santíssima Trindade”, explicou o professor Dr. Sérgio Gomes da Silva, um dos idealizadores da formação.

A artista visual Drª. Francimeire Ferreira fará a iniciação das mulheres na técnica de aquarela.

"O curso está sendo possível graças a atuação das lideranças dos povos tradicionais de Vila Bela, como Flaviane Silva e o apoio da prefeitura municipal de Vila Bela, atravé da Secretaria Municipal de Promoção de Igualdade Racial”, acrescentou o docente.

As aulas continuarão a partir de fevereiro de 2023 devido ao recesso de férias do fim do ano, e resultarão em oito encontros aos sábados.

“O curso é uma oportunidade única e necessária para estimular a valorização das comunidades tradicionais, em especial as mulheres Quilombolas e Chiquitanas, com toda sua a cultura e vivências em uma localidade do estado de Mato Grosso tão rica em belezas naturais e história da formação do nosso país,” encerrou.

Ao final da formação, as mulheres envolvidas poderão com as técnicas e conhecimentos aprendidos, contribuir com a valoração cultural e ambiental de suas comunidades, bem como possuir uma fonte de renda.