UAB/IFMT divulga retificador para vagas de graduação de acordo com nota do Enem de 2011 a 2023

Publicado por: Reitoria / 23 de Setembro de 2024 às 15:18

Com o Edital Retificador, agora são 471 vagas para os cursos de graduação, nessa modalidade ofertada pela UAB/IFMT. O período para às realizações de inscrições segue até quinta-feira (26)

Últimos dias para a realização das inscrições para os cursos de graduação na modalidade a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFMT), com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2025. O prazo segue até o dia 26 de setembro.

Conforme o edital retificador e complementar 01/2024, vinculado ao edital 088/2024, houve um aumento no número de vagas ofertadas neste processo seletivo. Sendo ofertadas atualmente, 471 vagas

Os cursos ofertados são: Licenciatura em Pedagogia e Tecnologia em Sistemas para Internet, oferecidos pelo IFMT campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva. E, Licenciatura em Química e Licenciatura em Matemática, oferecidos pelo IFMT - campus Cuiabá  – Bela Vista.

São 471 vagas, distribuídas nos seguintes Polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil): Polo de Água Boa - MT, Polo de Ariquemes - RO, Polo de Aripuanã - MT, Polo de Buritis - RO, Polo de Cáceres - MT, Polo de Campo Verde - MT, Polo de Canarana - MT, Polo de Chupinguaia - RO, Polo de Cuiabá - MT, Polo de Diamantino - MT, Polo de Formosa - GO, Polo de Guarantã do Norte - MT, Polo de Mineiros - GO, Polo de Nova Mamoré - RO, Polo de Planaltina - GO, Polo de Pontes e Lacerda - MT, Polo de Porto Esperidião - MT, Polo de Porto Velho - RO, Polo de Primavera do Leste - MT, Polo de Santo Antônio do Descoberto - GO, Polo de São Félix do Araguaia – MT, Polo de São Simão - GO, Polo de Sapezal - MT e Polo de Várzea Grande - MT.

Para realizar a inscrição, é necessário ter:

I. concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula;

II. apresentar as informações exigidas no item 2 e os subitens do edital referente;

III. ter realizado pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2011 a 2023.  O candidato deverá se inscrever identificando o ano da inscrição do ENEM 2011 ou posterior (2011 a 2023), que deseja concorrer.

As inscrições podem ser realizadas através do site https://seletivo.ifmt.edu.br, até 26 de setembro de 2024.  Não haverá cobrança de taxa de inscrição para participação no processo seletivo.

O candidato deverá se inscrever identificando o ano da inscrição do ENEM 2011 ou posterior (2011 a 2023), sem o qual não será possível a inscrição neste processo seletivo.

No ato do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá ter em mãos o número do CPF, Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou o antigo Registo Geral (RG) ou documento equivalente, oficial, com foto de validade nacional e o ano da sua inscrição no ENEM que utilizará para participar do processo seletivo. O candidato de nacionalidade estrangeira deverá se inscrever utilizando a Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pelo Departamento de Polícia Federal.

Os atendimentos para auxílio com relação às inscrições e orientações nos campi ou polos, poderão ser feitos por telefone ou presencialmente, neste último caso será realizado conforme especificado no Quadro 05 do edital referente.

Reserva de vagas e atendimento especial

Os candidatos cotistas, incluindo pessoas com deficiência (PcD) e cotistas raciais, devem enviar os documentos correspondentes, até o dia 26 de setembro de 2024, conforme instruções contidas no edital, no Sistema SGC pelo site https://seletivo.ifmt.edu.br.

A avaliação acontecerá da seguinte forma:

Para que sejam obtidas as notas das provas objetivas e da redação, é necessário que o candidato digite corretamente o ano de inscrição do ENEM, com o qual deseja concorrer. O resultado de classificação será feito pelo somatório da nota de avaliação objetiva com a nota da avaliação discursiva (redação).

A pontuação final (PF) de cada candidato será calculada pelo somatório da prova objetiva (PO) e da nota da Redação (PD): PF = PO + PD.

Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver pontuação igual a 0 (zero) nas provas objetivas (PO) e/ou obtiver 0 (zero) na prova discursiva (PD).

O resultado do processo seletivo será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor de acordo com o curso e cota que o candidato optou no ato da inscrição.

Resultados

No dia 13 de dezembro de 2024 ocorrerá a divulgação do resultado preliminar dos aprovado/classificados, no site https://seletivo.ifmt.edu.br, contendo dez listas preliminares, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os classificados no processo seletivo 2025/1 – UAB/EAD e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os classificados que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

Matrícula

As matrículas dos aprovados (1ª chamada) serão realizadas dos dias 27 a 31 de janeiro de 2025, de forma presencial no Polo de Apoio Presencial – Secretaria de Registro Escolar para o qual o candidato selecionou a vaga e foi aprovado. Dúvidas e eventuais problemas deverão ser encaminhadas para o e-mail: proen.dpi@ifmt.edu.br

Para mais informações, leia atentamente o Edital 088/2024 e seus anexos no site https://seletivo.ifmt.edu.br.