Vem pro IFMT Campus Fronteira Oeste: ex-aluno do ensino médio é aprovado em 1º lugar e se torna servidor público federal

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 6 de Julho de 2018 às 11:28

Jonas Aguiar Lago ingressou no Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste em 2011, no curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, encerrado em 2014. Atualmente no 7º Semestre do Curso Superior de Licenciatura em Física, no mesmo Campus, é servidor concursado da unidade também, e desempenha a função de Assistente de Laboratório, nos mesmos espaços em que teve os primeiros contatos com o IF. “Inicialmente a estrutura como um todo do Campus,  surpreende alunos como eu, que sempre estudaram em escolas de ensino público, e no ensino fundamental não tiveram contato com laboratórios, uma biblioteca de qualidade, professores muito bem preparados. Não que as escolas estaduais não tenham bons professores, mas aqui é tudo diferenciado, toda estrutura das políticas educacionais remete a uma Universidade”, afirmou.

Mas para Jonas, chegar onde chegou não foi fácil. “Ao concluir o curso de Técnico em Química, fiquei muito preocupado em como arranjar emprego, ingressar em uma faculdade, e mesmo com uma boa nota no Enem, para uma vaga em uma Unidade Federal, eu não tinha condições de morar em capital e estudar em curso integral. Continuei ajudando meu pai, como servente de pedreiro (o que eu fazia quando não estava estudando). A partir daí comecei a fazer em tempo integral. Logo depois consegui emprego em uma concessionária de motos, e quando saiu o vestibular do Instituto, decidi ingressar no curso de Licenciatura em Física com a minha nota do Enem”.

As dificuldades no entanto, segundo Jonas, não impediram que buscasse os objetivos dele. “Poucos meses depois que eu estava cursando a graduação, saiu o edital do concurso público para o Instituto. Com apoio dos meus amigos e familiares, decidi me dedicar, mas nos meses que antecediam a prova, não tinha muito tempo, porque trabalhava o dia todo na iniciativa privada, e tinha as aulas da graduação, os trabalhos para casa, preparação para as provas, essas coisas que sempre acompanham a vida dos estudantes. Mas eu sempre achava um jeito ou outro de arrumar um tempo para revisar as coisas que eu tinha estudado no curso e Química e me preparar para o concurso”.

Jonas disse que a concorrência o preocupou. “No dia da prova, na capital Cuiabá, encontrei outros alunos do Instituto, tão preparados quanto eu,  mas tive um bom desempenho e consegui o primeiro lugar para vaga de Assistente de Laboratório. Uma realização profissional muito importante para mim, com 18 anos, ainda na graduação, aprovado em um concurso Federal. O Instituto foi um grande divisor de águas na minha vida, se não fosse toda a preparação que tive durante anos, minha carreira profissional não seria possível. Hoje eu me dedico ao meu trabalho e ao meu estudo para tentar alçar voos ainda maiores, e creio que com esforço e dedicação isso será possível”, declarou. “É muito gratificante para mim trabalhar com os professores e técnicos que atuam ou atuaram  na minha formação. Cada dia é uma experiência diferente, um aprendizado contínuo que se complementa constantemente”, acrescentou.

Ele ainda deixou um conselho aos alunos que queiram seguir seus passos. “Ter determinação para se dedicar aos estudos, acreditar em seu potencial e saber aproveitar as oportunidades. Para quem deseja se preparar para o mercado de trabalho, ou  ser aprovado em um bom vestibular, o Instituto oferece uma formação continuada, capacitando para um futuro profissional estável e um desenvolvimento científico e tecnológico satisfatório, sempre almejando uma excelência no processo de ensino-aprendizagem”, finalizou.