início do conteúdo

Política de Comunicação do IFMT

A Política de Comunicação é um instrumento importante para a gestão da comunicação. É um documento que reúne princípios, orientações e recomendações para a área de comunicação, de acordo com a missão, a visão e os valores da instituição. Seu propósito é estabelecer as principais diretrizes do relacionamento da organização com seus públicos estratégicos (internos e externos), para, de maneira integrada, atingir as finalidades das ações de comunicação e atender aos princípios da administração pública.

Um dos objetivos desse documento é estabelecer uma relação mais transparente, profissional e cordial com todos os públicos do IFMT, possibilitando o alinhamento de condutas de todas as unidades e os setores, o que contribuirá para a consolidação da imagem da instituição.

📄 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

Construção

O Instituto Federal de Mato Grosso iniciou, no dia 6 de abril de 2022, as discussões com a comunidade acadêmica para a construção de sua Política de Comunicação. As discussões foram realizadas a partir de um processo democrático, permitindo que a comunidade acompanhasse e participasse de cada uma das etapas. 

O processo de construção da Política de Comunicação do IFMT aconteceu por meio de reuniões realizadas virtualmente e com pautas predefinidas, de modo a facilitar o desenvolvimento e o acompanhamento dos trabalhos realizados.

A elaboração da Política de Comunicação foi conduzida por um consultor externo, o professor sênior da USP e doutor Wilson da Costa Bueno, e contou com a participação de servidores de outros setores, conforme os temas da Política, estabelecidos durante as reuniões.

Wilson Bueno é bacharel em Jornalismo e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor sênior da USP e atuou como assessor/consultor na elaboração da Política de Comunicação de diversas instituições: Embrapa, Institutos Federais (IFSC, IFES, IFGoiano, IFRJ, IFRS, IFNMG), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). No momento, além de assessorar o IFMT, desenvolve o mesmo trabalho para dois IFs - IFSP e IFBA. Bueno é referência no assunto no País.

>>> Tem alguma dúvida ou sugestão sobre a comunicação do IFMT? Envie para: decom@ifmt.edu.br

O trabalho da comissão aconteceu em cinco etapas: 

1ª Etapa


06/04 - 10h às 12h Reunião com a Comissão
06/04 - 14h às 16h Seminário de Apresentação da Política de Comunicação para os gestores e demais públicos internos do IFMT
07/04 - 10h às 12h Debate do tema: Definição dos públicos estratégicos do IFMT
07/04 - 14h às 16h Debate do tema: Os canais de relacionamento com os públicos estratégicos do IFMT
 2ª Etapa     03/05 - 10h às 12h Debate do tema: As estratégias de relacionamento com a mídia
 03/05 - 14h às 16h Debate do tema: A realização e promoção de eventos 
 04/05 - 10h às 12h Debate do tema: A comunicação do IFMT nas mídias sociais 
 04/05 - 14h às 16h Debate do tema: A comunicação nas campanhas de ingresso
3ª Etapa 02/06 - 10h às 12h Debate do tema: A gestão da comunicação em situações de crise
02/06 - 14h às 18h Debate do tema: A divulgação dos projetos de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFMT
03/06 - 10h às 12h Debate do tema: A divulgação das atividades, projetos e programas de extensão do IFMT
03/06 - 14h às 16h Debate do tema: A comunicação das atividades e dos projetos de ensino no IFMT
4ª Etapa 06/07 - 10h às 12h
Debate do tema: A comunicação para promoção da inclusão, da diversidade e da acessibilidade
Debate do tema: A gestão da marca institucional do IFMT

06/07 - 14h às 16h Debate do tema: A gestão da comunicação do IFMT
07/07 - 10h às 12h Debate do tema: O roteiro do documento da Política da Comunicação
07/07 - 14h às 16h Apresentação pelo consultor do O Plano de Implementação da Política de Comunicação
Finalização Agosto/2022
15/12/2022
- Organização e consolidação do Documento da Política de Comunicação e do Plano de Implementação submetidos ao Conselho Superior
- Aprovação CONSUP
28/02/2023 Evento de lançamento da Política de Comunicação do IFMT

 

Notícias Relacionadas:

28.02.2023 - Política de Comunicação: da construção coletiva ao desafio da implementação

28.02.2023 - Política busca fortalecer relacionamento do IFMT com seus públicos e a sociedade

27/02/2023 - Acompanhe o lançamento da Política de Comunicação nesta terça-feira

24.02.2023 - Política de Comunicação do IFMT será lançada dia 28.02

08/08/2022 - Últimos textos da Política de Comunicação estão abertos à consulta pública

20.06.2022 - Nova etapa da Política de Comunicação está aberta à Consulta Pública

25/04/2022 - Política de Comunicação está aberta à Consulta Pública até 1º de maio

06/04/2022 - Trabalho de construção da Política de Comunicação segue nesta quinta-feira (07)

06/04/2022 - É hoje: IFMT inicia a construção da Política de Comunicação

05/04/2022 - IFMT inicia nesta quarta-feira (06) a construção da Política de Comunicação

28/03/2022 - Encontro de Comunicadores retoma debate e ações para o fortalecimento da área 

23/03/2022 - IFMT realiza 5º Encontro dos Comunicadores

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda

Rodovia MT-473, s/n - CEP: 78250-000

Telefone: (65) 3266-7650

Pontes e Lacerda/MT